Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59260

Compartilhe esta página

Título: A Produção e Subjetivação de Sujeitos na Escola Moderna: Da Disciplina ao Neoliberalismo
Autor(es): IZIDIO, Maria Clara Marques
Palavras-chave: Formação Humana; Disciplina; Controle; Educação; Subjetivação; Neoliberalismo
Data do documento: 13-Mar-2024
Citação: IZIDIO, Maria Clara Marques. A Produção e Subjetivação de Sujeitos na Escola Moderna: Da Disciplina ao Neoliberalismo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente artigo, busca compreender como as formações dos sujeitos passam a ser modificadas de acordo com as mudanças sociais e como a escola atua em cada uma delas. Nesse âmbito, o objetivo desse artigo é analisar a produção de sujeitos com a passagem da escola moderna inserida na sociedade disciplinar, para a sociedade do controle, em um contexto neoliberal com base em obras de Michel Foucault e Gilles Deleuze.Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter teórico e bibliográfico e o procedimento utilizado foi a análise de conteúdo. A partir da pesquisa concluiu-se que na transição da sociedade disciplinar para a sociedade do controle a ideia de formação oferecida pelas diversas instituições, com destaque para a escola muda e quem antes formava o operário hoje passa a formar o empreendedor de si mesmo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59260
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Maria Clara Marques Izidio.pdf284,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons